Duas ações conjuntas entre a Polícia Militar, a Guarda Municipal e o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) resultaram na recuperação de dois veículos roubados e na prisão de quatro suspeitos por receptação. As operações contaram com o apoio do Sistema de Cercamento Eletrônico da Prefeitura de Niterói, ferramenta que tem sido fundamental no combate à criminalidade na região.

Em uma das ocorrências, um carro modelo Gol, roubado em São Gonçalo, foi rastreado e monitorado ao entrar em Niterói. Com informações repassadas via rádio e o suporte do sistema inteligente do Cisp, o veículo foi localizado em Itacoatiara. Os quatro ocupantes foram detidos na areia da praia e encaminhados à delegacia. Um deles alegou ter comprado o carro por R$ 15 mil há cerca de duas semanas.

Em outra ação, um veículo suspeito de envolvimento em um sequestro relâmpago foi encontrado na comunidade conhecida como Risca Faca, em Maricá. A denúncia chegou ao Cisp por meio de um canal de WhatsApp. O cruzamento de dados e o uso de inteligência artificial permitiram uma rápida resposta, e o carro foi recuperado em uma operação conjunta com o programa Segurança Presente.

Desde sua implantação, o Sistema de Cercamento Eletrônico de Niterói já recuperou mais de 580 veículos envolvidos em crimes, utilizando 120 câmeras inteligentes que funcionam 24 horas por dia. A tecnologia permite a leitura de placas, identificação por cor e conexão com sistemas de outros estados, ampliando o alcance da segurança pública.

Fonte: Jornal O fluminense

Casos como esses mostram como a atuação integrada e o uso da tecnologia contribuem para a recuperação de bens e o combate ao crime. No entanto, também reforçam a importância de ter um seguro de carro. Mesmo com toda a eficiência das forças de segurança, o seguro oferece uma proteção imediata contra perdas, prejuízos financeiros e garante mais tranquilidade ao motorista diante de imprevistos como roubos e furtos. Segurança pública e proteção pessoal devem andar juntas.